Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Saúde
Guia Praia Grande

Seresta é “remédio” para idosos de Solemar

Por iniciativa de uma enfermeira, canto auxilia a melhorar a vida de pacientes

Não é à toa que o município de Praia Grande ficou em 1ª lugar no Índice Futuridade, entre as cidades paulistas com mais de 200.000 habitantes, em 2009. Os programas municipais voltados à 3ª idade proporcionam qualidade de vida as mais de 25.000 pessoas acima de 60 anos. Na área da saúde, por exemplo, profissionais estimulam a prática de atividades físicas para dezenas de participantes. Em Solemar, uma enfermeira afirma que a atividade musical é um bom remédio.

Vanda Gomes da Silva é a autora da ideia, que iniciou há cerca de 5 anos, na Unidade de Saúda da Família do bairro Samambaia.

Hoje, a enfermeira atua na Usafa Solemar onde aplica o canto na receita para o bem-estar físico e emocional de 12 homens e 23 mulheres. “Sua dedicação levanta o ânimo” é a frase (de autoria anônima) que revela exatamente o que ela faz, no seu trabalho toda quinta-feira, às 15hs.

Na “seresta”, como é chamada a atividade, sob regência de Vanda, os idosos cantam vários ritmos da MPB. O coral de vozes amadoras enche de alegria a vida dos seus integrantes, que já largam de lado problemas como depressão e diminuiram a quantidade de medicamentos para hipertensão e diabetes. “Eles são muito carentes de uma atividade assim e a música faz melhorar a auto-estima deles. Cantando ficam mais felizes e alguns, que tomavam até 8 Captopril (que controla a pressão arterial), agora tomam 4. Isso tudo é confirmado pelo médico que atendem os idosos”, assegura.

A aposentada Yolanda Aparecida Medeiros Marques é a prova de que a seresta possui um efeito medicinal considerável e sem qualquer contra-indicação. Casada e avó de 6 netos, que os acompanha algumas vezes nos cantos, diz que sofria com depressão e que era muito ansiosa. Durante as tardes no coral, reconhece que esquece a dor do reumatismo e até a timidez. “Sempre gostei de cantar, mas não conseguia. Agora eu me esgoelo. Quando o reumatismo ataca sinto muita dor, tomo remédio e não passa. Mas é só começar a cantar e esqueço da dor”, conta.

Outra evidência de que a iniciativa contribui com a saúde física e mental dos idosos vem da declaração de Osvaldo Egídio da Silva, de 88 anos. Apreciador de música, participa de todas as atividades da Usafa, as vezes em cadeiras de rodas. “Tenho problemas de diabetes e hipertensão, mas está sob controle. Faço ginástica de manhã e canto também. Assim vamos levando a vida”, disse em meio a um simpático sorriso.

A organização das letras e do repertório é por conta do aposentado Albérico Ferreira dos Santos, que passou a viver em Praia Grande em 2004, mas se considera morador desde 1995, quando comprou um apartamento no bairro. "No começo, vinha de vez em quando, mas passei a permanecer mais tempo, chegando a ficar 2 ou 3 meses direto na praia. Aí, vi que era melhor mudar de vez. Participo da seresta desde o começo. Antes não havia pastas, agora pego as letras da Internet, imprimo e monto as pastas para todos".

Desde que produziu a proposta no local, ela passou a ser admirada por todos, até mesmo pelos próprios companheiros de trabalho. Uma delas é a agente de saúde Ana Maria de Oliveira Hidargo. Conforme ela, a enfermeira faz um enorme esforço para viabilizar a seresta, que já tornou uma necessidade na vida dos pacientes da unidade. "Admiro esse trabalho de fazer as pessoas se sentirem bem. O canto contribui muito. Muitos aqui não saíam para fora de casa e isso oferece uma boa ocupação para eles e a enfermeira Vanda ajuda muito para isso".

Ana e Vanda também reune o grupo para um jantar dançante a cada 3 meses. O último jantar ocorreu dia oito, em uma Colônia de Férias do bairro.

No dia-a-dia, das 8 às 17hs, a enfermeira e todos os outros funcionários da Usafa Solemar comandam as diversas atividades aos idosos, que começam pela manhã com a ginástica na praia que vai se estendendo ao longo do dia com esportes como o Vôlei Adaptado. Às terça-feiras, eles visitam os acamados nas residências do bairro. A dedicação de Vanda não só eleva o ânimo como alegra e prolonga a vida dos idosos do bairro.

Para ficar completa, a seresta só necessita de acompanhamento de instrumentos. Por isso, quem sabe tocar algum instrumento e quiser participar das alegres tardes de quintas-feiras de Solemar, procure a unidade de saúde. O endereço é: Av. Pres. Kennedy, s/nº.


Artigos Anteriores:

16/11/2016
Teleton 2016 - 19ª edição

29/10/2016
Coletiva de imprensa Teleton 2016

17/11/2011
Praia Grande e região fazem pedágio contra a dengue

08/11/2011
Prefeito entrega novos leitos de UTI Neonatal no Irmã Dulce

25/10/2011
Usafa Ribeirópolis realiza eventos para pais e filhos

05/10/2011
Grupo ensina pessoas a lidar com parentes com alzheimer

16/06/2011
Palestras sobre Queda de idosos será realizado dia 22 em Praia Grande

14/06/2011
Seresta é “remédio” para idosos de Solemar

09/06/2011
Médica dá dicas contra doenças de inverno

07/06/2011
Casos de dengue têm aumento repentino e Praia Grande

06/06/2011
Agora complexo, Irmã Dulce amplia voluntariado

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Telefonia e Interfonia Salão de Beleza Automação Residencial e Predial Autoescolas Empreendimentos Imobiliários Tatuagens & Piercing Clínicas de Estética Andaimes e Equipamentos Bancos Automóveis - Funilaria e Pintura Carimbos Terraplanagens Madeireiras Imobiliárias Gelo, Carvão Roupas - Aluguel Mármore, Granitos e Pedras Decorativas Sorvetes - Fabricantes e Distruibuidores Portões, Portas e Janelas Psicologia & Psicólogos