Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Saúde
Guia Praia Grande

Agora complexo, Irmã Dulce amplia voluntariado

Objetivo é ampliar ajuda a pacientes também no Pronto Socorro Central

Funcionando como Complexo de Saúde, com a gestão do Pronto Socorro Central também pela Fundação do ABC (FUABC), o Hospital Municipal Irmã Dulce quer ampliar o voluntariado, expandindo-o para a nova unidade. Interessados devem procurar a assistente social Renata Carvalho na recepção do hospital (Rua Dair Borges, 550, Boqueirão) às quintas-feiras, 9 horas, preenchendo uma ficha de inscrição. O processo inclui entrevistas e, numa etapa posterior, abordagens técnicas para atuação nas alas.

Atualmente cerca de 30 pessoas formam a equipe de voluntariado local, denominado Grupo Feliz. Desde o início do ano, os membros passaram por capacitações para aprimorar o atendimento aos pacientes. As palestras abordaram de recomendações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar até normas e rotinas hospitalares, passando por conceito de humanização e aspectos psicológicos envolvendo a morte, entre outros assuntos.

A cargo da psicóloga Vanessa Bizzo e de Renata Carvalho, as capacitações entram agora em nova fase, com oficinas práticas junto a Enfermagem. Divididos por setores, os voluntários aprenderão a como prestar auxílio aos pacientes da forma correta, dentro das orientações profissionais. Também está prevista para junho uma oficina sobre “Contação de Histórias”, com a pedagoga Tatiana Felix, da Secretaria de Educação (Seduc), para os que desejarem atuar na Brinquedoteca da Pediatria.

Partiu da diretora técnica Maria Alice Tavares da Silva, que é médica, a iniciativa de intensificar o preparo do voluntariado para ampliar sua atuação nas alas. Para que as ações solidárias estejam em sintonia com a filosofia de trabalho da FUABC em prol de quem precisa, o voluntariado foi reorganizado e passou por adequações. Desde agosto de 2008, a fundação gerencia o hospital praiagrandense. Em abril, assumiu a administração do PS Central.

“A importância do trabalho sem fins lucrativos é enorme porque envolve amor ao próximo”, resume Maria Alice. “Trata-se de uma ação revestida de muito carinho. Em nosso hospital, que atende pelo SUS em sua totalidade, a atuação dos voluntários nas alas é fundamental, especialmente no apoio a pacientes com limitações, contribuindo para um maior acolhimento e para a real humanização do serviço”.

Renata Carvalho destaca que o papel do voluntário está muito avançado e não mais se restringe à filantropia. “Trabalha-se a valorização do indivíduo com processos educativos e preventivos, oferecendo ferramentas para seu desenvolvimento. Isso inclui o estímulo à geração de renda como, por exemplo, no ensino de técnicas manuais a mães carentes cujos filhos estão internados”.

Os voluntários do Irmã Dulce auxiliam pacientes em várias frentes, como na doação de roupas e calçados, promoção de cortes de cabelo e conforto em momentos difíceis. Também estão representados na Comissão de Humanização, por meio da coordenadora Shirley Sanseveriano Meszaros. Após as obras de adequação, o pronto socorro deverá contar com a presença deles no apoio aos pacientes e acompanhantes.

Por Antonio Cassimiro, MTB: 29.565


Artigos Anteriores:

16/11/2016
Teleton 2016 - 19ª edição

29/10/2016
Coletiva de imprensa Teleton 2016

17/11/2011
Praia Grande e região fazem pedágio contra a dengue

08/11/2011
Prefeito entrega novos leitos de UTI Neonatal no Irmã Dulce

25/10/2011
Usafa Ribeirópolis realiza eventos para pais e filhos

05/10/2011
Grupo ensina pessoas a lidar com parentes com alzheimer

16/06/2011
Palestras sobre Queda de idosos será realizado dia 22 em Praia Grande

14/06/2011
Seresta é “remédio” para idosos de Solemar

09/06/2011
Médica dá dicas contra doenças de inverno

07/06/2011
Casos de dengue têm aumento repentino e Praia Grande

06/06/2011
Agora complexo, Irmã Dulce amplia voluntariado

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2022 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Escolas Particulares Roupas - Aluguel Depósitos e Distribuidoras de Bebidas Despachantes Arquitetura e Design de Interiores Cinema Eletrodomésticos - Venda, Assistência Técnica Escolas Públicas Gessos Autoescolas Letreiros Pousadas Pedras Gráficas Cerca Elétrica Correios Vidraçaria Livrarias Construtoras Salão de Beleza