Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

OPORTUNIDADE

Seja um Anunciante VIP

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Guia Praia Grande

Usando a linguagem corporal

Mesmo que você não vá trocar idéias com um cachorro vale a pena conhecer algumas formas de facilitar o entendimento, especialmente para quem lida com cães todos os dias, como voluntários de grupos de resgate, tosadores ou pet sitters. Com algumas atitudes você pode evitar grandes problemas.

Postura

Manter a postura ereta, com a cabeça erguida, reta, mostra poder, segurança. Essa pessoa merece respeito, assim como um cão líder de matilha. Caminhar com segurança, com passos firmes também é importante. Mostra que a pessoa deve ser seguida e o cachorro ficará mais propenso a respeitar e obedecer.

Mãos e braços

Quanto às mãos, já falamos sobre a importância de não colocá-las sobre a cabeça do animal ou mesmo sobre a nuca. Mãos são alvos de mordidas fáceis, especialmente em crianças que vão direto para a cabeça do cachorro, fazer carinho. Não permita. Para que um cachorro possa sentir seu cheiro, leve-a suavemente para perto do focinho e deixe que ele tome a iniciativa. Gestos bruscos e rápidos também são perigosos. Parecem movimentos de predadores em caça. Nada de exagerar nos movimentos, abraçando ou mexendo as mãos com velocidade ao cumprimentar um cachorro que não conhece direito.

Movimentos

Movimentos nervosos e repetitivos deixam cães em estado de alerta. É desta forma que agem os predadores na natureza. Claro que varia de cão para cão, mas normalmente eles não reagem bem à prática de exercícios por seus guardiões nem à simulação de uma briga.

Sorriso

Cães socializados aprendem cedo que o nosso sorriso é sinal de alegria, mas recomenda-se evitar sorrir mostrando os dentes a um cão arisco. É que em seu meio, isto é um sinal de ameaça. Levar os lábios para trás e mostrar os dentes pode passar uma mensagem de agressão. Os expertos recomendam manter a boca fechada e agir com cautela.

Abaixar-se

Cães ameaçados ou prontos para a briga fazem de tudo para parecerem maiores. Por esta razão recomenda-se abaixar, descer à altura do cão se quiser tranqüilizá-lo. No sentido oposto, é recomendado a policiais que precisam entrar em casas guardadas por cães que apresentam postura ameaçadora parecerem maiores, inclusive abrindo os braços, para intimidar o cachorro e evitar um confronto. Claro, que a atitude a ser tomada depende da situação, mas a regra é essa. Cães evitam brigar com quem não podem, a não ser que sejam obrigados.

Olhar

O olhar fixo é sinal de afronta. Quando não conhecer o cachorro evite fixar o olhar, especialmente se ele grunhir. Abaixe os olhos ou intercale olhar e desviar o olhar, como sinal que não deseja o confronto.

Aproximando-se

  Cães que não se conhecem não chegam de frente, mas lateralmente. Isso porque o costume é se cheirar antes de mais nada. Tenha o mesmo cuidado e evite se aproximar de frente para o cão. Acerque-se lateralmente e deixe cheirar sua mão antes de se tornar íntimo de um cachorro que não conhece.

Emoções

Sabe aquela regra que não se leva problemas de casa para o trabalho? Funciona da mesma forma no sentido inverso. Se você chega em casa de mau humor, dando patadas em todos, é provável que seu cão acabe ficando nervoso e pior, achando que ele fez algo que te desagradou. O resultado é ruim para ele e para você, pois muitas vezes eles podem se tornar medrosos ao extremo ou ficar grudado em você tentando se desculpar por algo que pensam ter feito. Respire fundo e prepare-se para receber o carinho e fazer um cafuné bem gostoso ao entrar em casa. Claro que não dá para ficar fingindo estar feliz quando temos um problema, mas vale a pena investir um tempinho para assegurar uma relação saudável, não?


Artigos Anteriores:

14/09/2008
Usando a linguagem corporal

21/08/2007
Escovação de Pêlos no Gato Persa

20/08/2007
Aves - Comendo Areia

19/08/2007
ENGORDAR CÃO MAGRO

18/08/2007
AS CORES DOS GATOS

17/08/2007
Cães - Desmame

16/08/2007
PULGAS

15/08/2007
DOENÇAS CANINAS

22/10/2006
A Linguagem "Cachorrês"

21/10/2006
Perguntas sobre Cães e Gatos

20/10/2006
Gatos - Vacinação

19/10/2006
Gatos - Como Cuidar

18/10/2006
Cuidados com um cão idoso

17/10/2006
Cães - Primeiros Socorros

16/10/2006
Hamsters

15/10/2006
Tartarugas

14/10/2006
Peixes - Doenças mais comuns

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2017 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Churrasco - Espeto Plantas Roupas - Aluguel Telecomunicações Escolas Públicas Retífica de Motores Clinicas de Repouso Lazer Sorveterias Financeiras e Administradora de Cartões Forros e Divisórias Portões, Portas e Janelas Ferro e Aço Escolas Particulares Churrasqueiras Óticas Escolas de Informática Jornais Avículas Sindicatos e Associações